Início > Meus Artigos, Reflexões, Teologia > COMO LER A BÍBLIA

COMO LER A BÍBLIA


1 – Use o bom senso.  Não faça como a grande maioria que elogia Abraão como um exemplo de fé. Ele poder ter oferecido Isaque  para sacrificar apenas porque em sua cultura em Ur dos Caldeus haviam religiões que pregavam o sacrifício de crianças para aplacar a fúria dos deuses ou atrair bênçãos destes. Neste sentido, ele já estava acostumado a ver isso por lá e sacrificar Isaque poderia ser considerado para ele como algo trivial. De resto, nenhum pai sensato faria uma coisa dessas com seu próprio filho, nem que divindade alguma lhe pedisse isso. Eu pelo menos não faria. E você não precisa matar uma pessoa apenas porque ela está trabalhando em um da que você não trabalha ou se afastar de sua esposa e considerá-la imunda apenas por ela estar menstruada. Em suma, repetindo: use o bom senso. Ponto final.

2 – Ao ler o antigo testamento, tenha em mente uma coisa: é um texto judeu, escrito por e para judeus, que apresenta um deus judeu, uma cultura judaica, uma visão judaica da espiritualidade, amparada por sacerdotes e reis judeus que queriam manter o controle sobre os judeus, dentro do Império Judaico. Assim sendo, não se esqueça que a Lei de Moisés e todos os seus absurdos foi escrita por judeus e para judeus, logo, não queira aplicar para si tudo o que ali está escrito se você não é judeu.

3 – Leia tudo pela ótica do amor. Quando o antigo testamento narra histórias de guerras do povo judeu, entenda que é apenas uma narrativa de acordo com a visão judaica do caso. Logo, isso não autoriza de maneira nenhuma as guerras porque na ótica do amor não existe guerras e nem há razão para ela existirem. Do mesmo modo, o amor não deixa que uma filha seja apedrejada na porta da casa de seus pais porque engravidou de seu namorado sabe-se lá o motivo.  Além disto, não há o porque negar uma transfusão de sangue  a uma pessoa que você diz amar apenas porque a interpretação de alguns afirma que isto é um grave pecado. Assim, todas as partes que envolvem legislações de pena capital, tortura, excomunhão, escravidão, morte, guerras e violência de qualquer tipo devem ser descartadas como supostas leis de Deus.  Se Deus reclamar que voce não apedrejou a sua filha ou não matou as crianças de Jericó, diga que ele é um folgado e mande-o catar coquinhos no universo ou que ele mesmo desça até aqui e faça essa matança ao invés de pedir aos homens para sujar as mãos.

4 – Selecione o que está mais próximo do pensamento e da açao de Jesus  e aplique-o em sua vida. Descarte todo o resto como aplicação prática.

5 – Duvide do que está escrito. Não leia pensando que o que você está lendo é 100% a Palavra de Deus. Muita coisa foi perdida ou modificada com as contínuas traduções e versões da Bíblia. E não arranje desculpas do tipo: Deus sabe preservar sua palavra intocada desde a antiguidade e ele já teria destruído o que era mentira. Se assim for, a Bíblia é tão divina quanto os Vedas, o Alcorão, o Bagavahd-Gita, o Ramayana, os Tri-Pitakas…

6 – Não obedeça a nada achando que se não fizer isso irá para p inferno. A Bíblia é uma narrativa, um livro de literatura que por alguma razão divina pode conter algumas palavras de Deus, mas ela não é um conjunto de leis, ordens e mandamentos que devem ser obedecidos sem questionamentos. Se quiser aplicar algum princípio, faça pelo amor e apenas com a consciência do que está fazendo.

7 – Interprete livremente, de preferencia sem os comentaristas e doutores em teologia. Aceite sim, debates e opiniões contrárias e busque sempre melhorias em suas interpretações. Revise sempre, pois amanha você pode estar com outra visão sobre o mesmo assunto. Mas lembre-se: sua vida com Deus é sua e de mais ninguém.

8 – Busque conhecimento – sábias palavras do grande ET Bilu.

———————————–

Renatim

 

Anúncios
  1. eliezer
    20/02/2012 às 17:40

    ixi… virou liberal. maneiro!

  2. Fernanda
    20/05/2012 às 15:01

    Gostaria de acrescentar, se possível for:
    9 – Ore a Deus para que seu Espírito lhe dê sabedoria divina para poder entender o texto lido e assim aplicá-lo em sua vida pessoal, conforme o caso.

  3. 12/10/2013 às 6:39

    Gostei muito do que falou … não pudia imaginar que no cristianismo tinham pessoas que pensava assim … como Cristo.

  4. Camilla
    20/06/2016 às 14:51

    A verdade é que a biblia é um livro da historia do mundo. A criaçao, as leis, mandamentos, juizos, as procefias…que agora já estamos vivendo no tempos do fim. Só existe um criador é o deus vivo. Tudo está escrito na biblia e por desgraça o sistema oculta muitas livros da biblia! O livro original não foi escrito por judeus, senão pelo povo do creador (deus) esses são os hebreus! Os judeus forão que traduzirão a biblia. Apesar que eles mudarão muitos nomes e ocultarão outros! Quando vcs começarem a pesquisar e buscar a verdade vcs vão ha encontrar…..Só á um criador vivo e esse é Yahu! Assim se chama…e não Deus, deus não é nome é adjetivo. Como o nome de jesus não é correto, não existia o J no alfabeto hebraico o amareu. O nome correto é Yahushua… Começem a pesquisar! E lembre-sem….nada aconteçe sem o permisso do Yahu nosso creador! Paz, entedimento e conhecimento para todos vcs. Yahu e yahushua os ilumine e mostra a verdade!

    Tb podeis ver em. Youtube canais últimos dias….ajuda bastante 😀

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: