Início > Meus Artigos, Reflexões > FOI-SE O TEMPO…

FOI-SE O TEMPO…


Por Renatim

———————

Foi-se o tempo em que um sorriso valia mais do que mil palavras, um aperto de mão era sinal de grande amizade, um bom dia era uma frase agradável aos ouvidos. Agora, tudo é simplesmente mecânico, automatizado e destituído de valor real. Fazemos essas coisas (e quando fazemos) simplesmente porque estamos acostumados a fazer.

Foi-se o tempo em que rapazes eram bem intencionados e sabiam que para ter uma mulher ao seu lado, era necessário lutar para conquista-la. Atualmente, a maioria das mulheres são simplesmente tão fáceis que alguns acham que não valem a pena nem se relacionar com elas.

Foi-se o tempo em que os relacionamentos entre um casal eram duradouros, por toda a vida, porque se casavam com este propósito, do compromisso um com o outro em amor. Infelizmente, para a sociedade atual, casamentos são apenas meras formalidades e são feitos para se extinguirem em duas ou três semanas.

Foi-se o tempo em que uma simples flor para uma mulher, valia mais do que diamantes. Tal era a simbologia e a importância daquela flor para uma jovem, que esta a guardava para o resto de sua vida. Hoje, as mulheres se tornam ao mesmo tempo consumidoras e bens de consumo.

Foi-se o tempo, em que ir à igreja era considerado honrado, e as pessoas em geral eram sinceras ao professarem sua própria religião. O que vemos porém é um monte de zumbis sedentos de dinheiro, fama e poder, enganando e sendo enganados.

Foi-se o tempo em que a amizade era de valor imensurável para as pessoas, de tal  forma que os amigos se sentiam familiares uns dos outros, e eram capazes de entregar suas vidas uns pelos outros. Hoje, chamamos de amigos qualquer pessoa que queira nos enfiar uma faca pelas costas.

Foi-se o tempo em que dinheiro era simplesmente uma mera ferramenta, sem valor real no que tange à arte de viver. Graças ao materialismo de nossos dias, matamos por dinheiro, roubamos por dinheiro, estupramos por dinheiro, torturamos por dinheiro, vendemos as pessoas por dinheiro, enganamos por dinheiro e morremos por dinheiro.

Foi-se o tempo em que a família se reunia em volta da mesa e ficavam horas a fio conversando sobre o dia-a-dia de cada um, sobre o brilhante futuro que os filhos teriam pela frente,  sobre os problemas e conflitos que haviam naquela casa e a melhor forma de resolvê-los com amor, paciência e dedicação mútua. Nos tempos hodiernos, problemas são resolvidos à bala de revólver, e conflitos familiares são as maiores causas de derramamento de sangue. A comunicação, tão essencial para o relacionamento familiar, foi perdida.

Foi-se o tempo em que qualquer tipo de relacionamento era cara na cara, olho no olho. Tempo onde as pessoas escreviam cartas uma para as outras e as que  recebiam tinham profunda consideração pelo que ali estava escrito, porque esperaram muito tempo pela sua chegada. Graças à Internet porém, palavras não tem mais peso e valor sentimental, viraram puramente bytes que chegam num instante, sem passar pelo longo túnel da esperança.

Foi-se o tempo em que as crianças eram crianças. Onde crianças brincavam alegremente sem a preocupação do que elas seriam no futuro.  Hoje, crianças são tratadas como futuras produtoras da  hegemonia capitalista e são treinadas desde cedo para agirem assim.

Foi-se o tempo em que os jovens procuravam conselhos com os mais velhos porque sabiam que estes tinham a sabedoria do tempo em seus cabelos brancos. Tempo em que os idosos eram muito estimados, de tal forma que se dizia carinhosamente “Quem não tem um velho em casa, compre um”. Nos tempos modernos, velhos são tratados como se fossem restos de seres humanos.

Foi-se o tempo em que quando as pessoas falavam “eu te amo”, era realmente a máxima expressão da sua alma.  Hoje, simplesmente  vulgarizamos esta frase de tal forma que ela já não tem sentido para nós.

Foi-se o tempo em que as pessoas eram valorizadas pelo que elas são, não pelo que elas podem oferecer.

Foi-se o tempo em que as pessoas simplesmente… se amavam.

Anúncios
Categorias:Meus Artigos, Reflexões
  1. Peter A
    16/01/2011 às 7:34

    E assim será a historia final: Foi-se o tempo para encontrar salvação é hora do juízo!

  2. 16/01/2011 às 12:04

    Pnesamentos profundos, reais e importantes para todos nós reflectirmos!!
    Eu já reflecti!!

  3. Re
    22/01/2011 às 15:41

    Lindo. Você me inspira, menino… rs
    Beijo! Deus te abençoe cada dia mais…

  4. Fabiana
    22/10/2013 às 19:23

    que lindo… amei

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: