Início > Meus Artigos, Teologia > IDOLATRAR A JESUS?

IDOLATRAR A JESUS?


Por Renato A. O. de Andrade
—————-
Já ouvi por aí muita gente dizer: “Jesus é meu ídolo!” ou “Idolatrar somente a Jesus!” e coisas parecidas. Embora parte dos que se expressam dessa forma sejam sinceros, tal modo de se expressar está errado biblicamente falando. Neste texto portanto, tentarei demonstrar o porque de não podermos idolatrar a Jesus.
A palavra idolatria vem do grego eidos (corpo) e latréia (adorar), assim idolatria significa adorar o corpo e também pode ser uma expressão de sensualidade. Isso é bastante claro quando Deus diz em Levítico 19:4:
Não vos volteis para os ídolos, nem façais para vós deuses de fundição. Eu sou o Senhor vosso Deus.

O problema relacionado à idolatria é que quando fazemos um ídolo, sempre usamos elementos criados por Deus, na forma de elementos criados por Deus. Explicando melhor, quando um artífice faz um ídolo, ele utiliza matéria-prima da natuureza (pedras, madeiras) que foram criadas por Deus, e o molda na forma de uma criatura (animais, plantas, insetos e seres humanos) também criada por Deus. A loucura deste ato é claramente demonstrada pelo profeta Isaías:
Um homem corta para si cedros, ou toma um cipreste, ou um carvalho; assim escolhe dentre as árvores do bosque; planta uma faia, e a chuva a faz crescer. Então ela serve ao homem para queimar: da madeira toma uma parte e com isso se aquenta; acende um fogo e assa o pão; também faz um deus e se prostra diante dele; fabrica uma imagem de escultura, e se ajoelha diante dela.Ele queima a metade no fogo, e com isso prepara a carne para comer; faz um assado, e dele se farta; também se aquenta, e diz: Ah! já me aquentei, já vi o fogo.
Então do resto faz para si um deus, uma imagem de escultura; ajoelha-se diante dela, prostra-se, e lhe dirige a sua súplica dizendo: Livra-me porquanto tu és o meu deus.
Nada sabem, nem entendem; porque se lhe untaram os olhos, para que não vejam, e o coração, para que não entendam.
E nenhum deles reflete; e não têm conhecimento nem entendimento para dizer: Metade queimei no fogo, e assei pão sobre as suas brasas; fiz um assado e dele comi; e faria eu do resto uma abominação? Ajoelhar-me-ei ao que saiu duma árvore?
Isaías 44:14-19
Logo, o primeiro pecado causado pela idolatria está exposto em Romanos 1:25:
Pois trocaram a verdade de Deus pela mentira, e adoraram e serviram à criatura antes que ao Criador, que é bendito eternamente. Amém.
Quanta loucura está exposta nesses textos! O ser humano não consegue enxergar o quanto está cego de entendimento por causa da idolatria! Assim, o ser humano procura fazer uma loucura ainda maior, tentar moldar Deus a sua própria imagem.
Assim, ao transformarmos Jesus em ídolo, estamos primeiramente criando um falso Jesus, um Jesus feito e moldado pela mente humana. Usamos agora um pouco de lógica: Se Jesus é Deus, como podemos concebê-lo de acordo com a nossa vontade? Quando Deus criou o homem ele nos criou a imagem e semelhança Dele. O que o homem fez depois foi o contrário, criar ídolos (imagens físicas ou mentais) para tentar moldar Deus à vontade humana, cometendo assim uma grande mentira, conforme lemos em Romanos 1:23
E mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, e de aves, e de quadrúpedes, e de répteis.
Portanto, como podemos idolatrar a Jesus sem cometermos pecado? Não tem como! Não podemos formar uma imagem mental de Jesus e colocá-lo em cima de um altar, porque Ele não está lá! Também não podemos criar uma imagem física de madeira ou de pedra, porque não tem como esta imagem ouvir ou falar. Precisamos entender que Jesus está ao nosso lado e que ele sabe das nossas necessidades e desejos, portanto não precisamos colocá-lo num altar, mas sim nos submetermos totalmente a Ele.
Alguns usam a expressão “idolatrar a Jesus” no sentido de adorar a ele. Mas como esas pessoas vão adorá-lo se em suas mentes já estáo criando uma imagem dele? De fato, Jesus disse acerca da adoração:
Deus é Espírito, e é necessário que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade
João 4:24

Deus é espírito… Isso proíbe claramente quaisquer imaginações a respeito da “forma”de Deus. Portanto, se idolatramos a Deus ou a Jesus (concebendo-os aos nossos desejos mentais) estamos pecando mesmo e somos passíveis de condenação. Devemos adorar em espírito e em verdade, isto é, praticar os frutos do Espírito Santo através do amor sincero e verdadeiro a Jesus e ao nosso próximo, como o salmista declara:
Abre, Senhor, os meus lábios, e a minha boca proclamará o teu louvor.  Pois tu não te comprazes em sacrifícios; se eu te oferecesse holocaustos, tu não te deleitarias.
O sacrifício aceitável a Deus é o espírito quebrantado; ao coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus.
Salmos 51:15-17

Portanto irmãos, tomemos cuidado para não criarmos um deus e um Jesus falsos, concebidos a nosso bel prazer, do contrário,
estaremos alterando o texto da criação do homem para: Disseram os homens: façamos a Deus conforme nossa imagem e semelhança…

Que o Senhor nos live de quaisquer tipos de idolatria!
Anúncios
  1. Malaka
    10/10/2010 às 0:20

    Se querem uma imagem para adorar a Jesus vejam na face do seu próximo, pois amando a ele estará amando a Jesus, e lembrem Jesus foi homem e sendo humando falou quem me viu há visto ao Pãe, pra que ficar divagando compulsivamente e incessantemente sobre como é deus, isso é perda de tempo, Jesus já falou. Se não quiser acreditar….. tá condenado.

  2. 11/01/2012 às 1:02

    não entendi sua reflexão!
    quem está condenado?
    quem não ama ao proximo ou quem não ama jesus?
    Não são duas pessoas diferentes?

    • Renatim
      14/01/2012 às 16:03

      Se voce nao ama ao proximo, entao vc nao ama a Jesus. Simples.

  3. Robert
    09/04/2012 às 9:03

    huahuahuahuha, tu viaja mesmo cara! tu usa os textos e pensa de uma forma surreal, huahuahuuaha, muito engraçado cara, o pior é que muita gente há de concordar conitgo, mas são pessoas com a tal “cabeça oca”, tudo que tu falou ate agora nao passa de opinião própria claro, mesmo sendo surreal, huahauhahuah. assim é facil amigo, tudo que tu falou é contestável, tudo que tu falou cai por terra atraves de outros textos bíblicos que tu deve desconhecer ou conhece mas faz interpretações surreiais, enfim, seus pensamentos são tipo do “fantastico mundo de Bob”huahauhauhua. fica a dica espertão!

  4. Lucas
    20/09/2014 às 11:24

    Ai Robert so vi vc criticar e falar água , pq em vez de falar muio e n dizer nada tu n mostra esses textos bíblicos !!

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: