Início > Reflexões > O DIZIMO NAO E BIBLICO

O DIZIMO NAO E BIBLICO


Por Pr. Antonio Carlos Costa

Pastor da Igreja Presbiteriana da Barra

Blog Palavra Plena

————————————————

Pergunta: Pastor Antônio Carlos, gostaria de saber mais a respeito do dízimo. Creio que é bíblico e aplicável aos dias de hoje, porém outro dia ouvi que o dízimo era só para o antigo testamento e que não havia fundamento no novo testamento. Isto está certo?

O dízimo não é bíblico. Ele está na Bíblia, mas no contexto do templo e da antiga aliança. Não há mais templo e a antiga aliança deu lugar à nova aliança no sangue de Cristo.

Sendo assim, sabemos que os crentes do Antigo Testamento contribuíam para a manutenção de uma instituição central para a espiritualidade judaica. Isso significa que havia um princípio no Antigo Testamento de contribuição para uma instituição que visava nutrir espiritualmente a nação. Esse princípio assumia uma forma concreta na entrega do dízimo no templo.

Acontece que, esse princípio, permanece no Novo Testamento, que não fala sobre dízimo para o período posterior à destruição do templo, mas fala sobre crentes enviando ofertas para a manutenção do templo vivo chamado, igreja.

Falar sobre a caducidade do dízimo, sem falar sobre o princípio da contribuição – presente no Antigo Testamento e enfatizado no Novo Testamento -, é ensinar a igreja da nova aliança a ser menos generosa do que a igreja da antiga aliança. Não é admissível que, aquele que ensina sobre o fim do dízimo, o faça para que as pessoas se tornem mais avarentas do que já são.

Como pode permanecer o amor de Deus, sobre a vida de uma pessoa, que sabe que a igreja depende dessas ofertas para sobreviver, e cerra sua mão, deixando que uns poucos fiquem sobrecarregados com a manutenção de trabalho tão essencial para os propósitos de Deus para a vida da humanidade? Através dessa ajuda generosa, pobres são socorridos, ministros podem se preparar para o exercício do ministério sagrado, funcionários são mantidos, missionários sustentados no campo e a própria estrutura física da igreja mantida.

Dar menos do que o dízimo, e viver um vida inferior a daqueles que não tiveram acesso aos incomparáveis privilégios do crentes pós-morte e ressurreição de Cristo – é trágico sob todos os aspectos. Especialmente quando no lembramos que, devido às ofertas dos crentes do passado, a mensagem do evangelho chegou até à sua e à minha vida.

Em suma, o dízimo não é bíblico. O que é bíblico é a consagração de tudo o que temos e somos para a glória de Deus

Anúncios
Categorias:Reflexões
  1. Antonio
    06/09/2010 às 10:58

    Só Resta agora saber a finalidade do gasto. E quem deve gastá-lo? Quem mais está sendo beneficiado pelos dízimos, os irmãos da igreja ou os líderes?

  2. nathalia
    09/04/2011 às 17:17

    DAVI PEDIU OFERTAS PARA CONSTRUÇÃO DO TEMPLO MOISES PEDIU OFERTAS PARA O TEMPLO SER CONSTRUIDO E AINDA SOBROU…
    O DIZIMO ERA DADO COM O PROPOSITO DE SUSTENTAR OS LEVITAS AS VIUVAS E OS ORFAOS..
    ENTAO PASTORES GANANCIOSOS POR FAVOR NAO ROUBEM DE DEUS TIRANDO O DIREITO DOS ORFAOS E DAS VIUVAS PELO MENOS SE QUEREM SER LEGALISTAS FAÇAM DIREITO E DEEM A QUEM TEM FOME E SEDE COMO DISSE JESUS E LEIAM MAS SOBRE O NOVO TESTAMENTO PAULO NAO PEDIA DIZIMO MAS OPOVO DAVA DE CORAÇÃO AS OFERTAS, O DIZIMO É COMO SE FOSSE UM IMPOSTO QUE OBRIGA AS OVELHAS A DAREM E DEUS NUNCA NOS OBRIGARIA A DAR NADA A NAO SER 100% DE NÓS MESMOS..O DIZIMO FOI CONSTITUIDO POR CONSTANTINO 300 D.C ESTUDEM SE INFORMEM

  3. Roberto
    17/07/2011 às 10:36

    Muitas coisas se dizem com relação ao Dízimo, eu porém conheço o evangelho a 44 anos e sempre procurei ser dizimista e Deus tem me abençoado muito, eu conheço Igreja que prega que não cobram dizimo; porém tem aproximadamente 10 ofertas que cobram dos fiéis não citarei aqui nem aquelas deixadas em escrutínio, o dízimo é usado para pregação do evangelho no que diz em Mateus 28 ide por todo mundo pregando ensinando e batizando se não for assim como acharemos os escolhidos ficaremos só dentro de quatro paredes com nossa família e parentes e o reino de Deus que precisa crescer , Realmente existe os laranjas podres mas cada um vai prestar contas com Deus, Não podemos ser Religiosos Jesus mesmo disse. não pode bater no peito e dizer só a minha denominação estar certa estar certa isso também é pecado

  4. 02/02/2012 às 20:24

    Olá, a paz!

    Convido os amigos a lerem um TCC acadêmico/teológico sobre o “dízimo” que está postado no site [ http://www.reformaja.org ] no link “arquivos”: A sombra do Templo no Dízimo e na Igreja.

    Creio que será uma ferramenta muito util para o vosso estudo e análise. Por esta razão, leia a pesquisa até o fim se for possível, pois o conteúdo produzido é realmente impactante…

    Um abraço!!!

  5. milton de jesus dias
    12/02/2012 às 12:59

    olá a paz , Dízimo foi entregue pr Abraão, Jacó, na lei existi diz que o dizimo é santo ao Senhor e quem não devolver terá que pagar a 5º parte ou seja 20% de juros esta em Levitico 27, e no tempo da graça Mateus 23.23, Hebreus fale sobre o dizímo, realmente o certo seria que fossemos mais que Judeus que devolvem o dizímo e fossemos uma verdadeira igreja primitiva que vendia propiedades e depositavm tudo aos pés do apóstolos no qual repartiam por igualdade a igreja, não concordo de utilizar o dizimo para comprar mansões e jatos, hiats, mas para divulgação do reino de Deus, pois é nossa responsabilidade, Pergunto você conseguiria ir para o Japão a pé para pregar a palavra se não não tem coragem de ir a sua esquina onde mora para evangelizar e digo que Salomão disse que quem ganha alma sábio é, Jesus tem que ser anunciado em tempo e fora de tempo e digo ser criticado por incredulos, impíos que não se comprometem com a verdade ainda damos um desconto, mas ser criticado por pessoas que se dizem de Jesus e em vez de apoiar a obra, pois quem tenta justicar algo é porque não concorda, todo reino é pratocinado meu caro, pelos servos.ninguém milita a su aprópia guerra, alguém paga por ela e você?

    • milton de jesus dias
      12/02/2012 às 13:00

      milton de jesus dias :
      olá a paz , Dízimo foi entregue pr Abraão, Jacó, na lei existi diz que o dizimo é santo ao Senhor e quem não devolver terá que pagar a 5º parte ou seja 20% de juros esta em Levitico 27, e no tempo da graça Mateus 23.23, Hebreus fala sobre o dizímo, realmente o certo seria que fossemos mais que Judeus que devolvem o dizímo e fossemos uma verdadeira igreja primitiva que vendia propiedades e depositavm tudo aos pés do apóstolos no qual repartiam por igualdade a igreja, não concordo de utilizar o dizimo para comprar mansões e jatos, hiats, mas para divulgação do reino de Deus, pois é nossa responsabilidade, Pergunto você conseguiria ir para o Japão a pé para pregar a palavra se não não tem coragem de ir a sua esquina onde mora para evangelizar e digo que Salomão disse que quem ganha alma sábio é, Jesus tem que ser anunciado em tempo e fora de tempo e digo ser criticado por incredulos, impíos que não se comprometem com a verdade ainda damos um desconto, mas ser criticado por pessoas que se dizem de Jesus e em vez de apoiar a obra, pois quem tenta justicar algo é porque não concorda, todo reino é pratocinado meu caro, pelos servos.ninguém milita a su aprópia guerra, alguém paga por ela e você?

  6. milton de jesus dias
    12/02/2012 às 13:03

    milton de jesus dias :

    milton de jesus dias :
    olá a paz , Dízimo foi entregue pr Abraão, Jacó, na lei existi diz que o dizimo é santo ao Senhor e quem não devolver terá que pagar a 5º parte ou seja 20% de juros esta em Levitico 27, e no tempo da graça Mateus 23.23, Hebreus fala sobre o dizímo, realmente o certo seria que fossemos mais que Judeus que devolvem o dizímo e fossemos uma verdadeira igreja primitiva que vendia propiedades e depositavm tudo aos pés do apóstolos no qual repartiam por igualdade a igreja, não concordo de utilizar o dizimo para comprar mansões e jatos, hiats, mas para divulgação do reino de Deus, pois é nossa responsabilidade, Pergunto? você conseguiria ir para o Japão a pé para pregar a palavra sendo que muitos de nós não temos coragem de ir a esquina onde moramos para evangelizar e digo que Salomão disse que quem ganha alma sábio é, Jesus tem que ser anunciado em tempo e fora de tempo e digo ser criticado por incredulos, impíos que não se comprometem com a verdade ainda damos um desconto, mas ser criticado por pessoas que se dizem de Jesus e em vez de apoiar a obra, pois quem tenta justicar algo é porque não concorda, todo reino é pratocinado meu caro, pelos servos.ninguém milita a su aprópia guerra, alguém paga por ela e você?

  7. milton de jesus dias
    12/02/2012 às 13:06

    milton de jesus dias :

    milton de jesus dias :

    milton de jesus dias :
    olá a paz , Dízimo foi entregue pr Abraão, Jacó, na lei existi diz que o dizimo é santo ao Senhor e quem não devolver terá que pagar a 5º parte ou seja 20% de juros esta em Levitico 27, e no tempo da graça Mateus 23.23, Hebreus fala sobre o dizímo, realmente o certo seria que fossemos mais que Judeus que devolvem o dizímo e fossemos uma verdadeira igreja primitiva que vendia propiedades e depositavm tudo aos pés do apóstolos no qual repartiam por igualdade a igreja, não concordo de utilizar o dizimo para comprar mansões e jatos, hiats, mas para divulgação do reino de Deus, pois é nossa responsabilidade, Pergunto? você conseguiria ir para o Japão a pé para pregar a palavra sendo que muitos de nós não temos coragem de ir a esquina onde moramos para evangelizar e digo que Salomão disse que quem ganha alma sábio é, Jesus tem que ser anunciado em tempo e fora de tempo e digo ser criticado por incredulos, impíos que não se comprometem com a verdade ainda damos um desconto, mas ser criticado por pessoas que se dizem de Jesus e em vez de apoiar a obra, pois quem tenta justicar algo é porque não concorda, todo reino é pratocinado meu caro, pelos servos.ninguém milita a su aprópia guerra, alguém paga por ela e você?
    Criticar é muito fácil, mas enviar é muito difícil, façamos a nossa parte, pois Deus com certeza tem feito a Dele!!!!

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: