Início > Meus Artigos, Teologia > ACEITAR A JESUS?!

ACEITAR A JESUS?!


Por Renato A. O. de Andrade

Esse texto é apenas um pequeno esboço do que eu ainda pretendo escrever sobre isso… Aguardem… :D

——————————————————–

“Aceite a Jesus em seu coração, meu amigo”. Quantas vezes nós cristãos já ouvimos ou mesmo falamos essa frase? Mas isso sempre me deu algumas dúvidas em minha cabeça, e sempre achei essa frase muito estranha. Esse negócio de aceitar a Jesus é muito superficial a meu ver.  A julgar pela metodologia utilizada nessas ocasiões, o decisionismo e as quatro leis espirituais, isso fica absurdamente superficial. Vamos nos fazer algumas perguntas afim de tentarmos ver se essa coisa toda de “aceitar a Jesus” é válida.

Afinal, Jesus está tão desesperado assim para ser aceito? Ao que parece sim.  Essa teologia nos faz achar que a salvação depende exclusivamente do homem, pois ele é quem deve aceitar o Salvador, logo, Jesus é somente um cara que quer desesperadamente ser “adotado” pelos homens. Ademais, essa frase humilha o Rei do Universo ao invés de exaltá-lo. Ora, essa metodologia de aceitar a Jesus curiosamente é contrária aos pressupostos do Calvinismo e a grande maioria das igrejas que pregam isso são calvinistas. Se Deus nos escolheu antes da fundação do mundo como queira o calvinismo, então não tem porque uma pessoa aceitar alguém que já a aceitou para ser salvo. Logo, “calvinisticamente” falando, essa frase está errada.

Há alguém na Bíblia ou alguma menção de alguém aceitando a Jesus? Não, não há. Nenhum dos discípulos de Jesus disse algo como “convide a Jesus e aceite-o em seu coração”. Não existe isso na Bíblia! Conversão não é mágica, uma pessoa não é salva por umas palavrinhas sem sentido para ela. Jesus nunca disse: “Aceite-me, por favor!”. Pelo contrário, ele disse: “Largue tudo e siga-me!”. Ele não está implorando, ele está ordenando. Mas parece que hoje está tudo ao contrário na maioria das igrejas…

Quais as conseqüências dessa teologia de aceitar a Jesus? Como Paul Washer afirma, o decisionismo é a maior heresia da igreja americana. Isso porque com o ato de aceitar a Jesus, uma pessoa é declarada salva por pastores que pregam tal ideologia. Ela é aparentemente salva, mas depois volta ao seu comportamento mundano, não mudando absolutamente nada em seu ser. Não há evidência verdadeira de conversão e trabalho do Espírito Santo. Não há necessidade de arrependimento, basta aceitar a Jesus. Isso não tem qualquer respaldo bíblico. A conversão é trabalho do Espírito, não de qualquer apelo ou convite superficial para o pecador aceitar alguém. E conversão exige arrependimento, e arrependimento significa deixar as velhas coisas do velho homem para trás, e olhar para as coisas novas que Cristo lhe proporciona: mudança de vida, santificação e desejo de fazer a vontade de Deus.

Seguir a Jesus não é uma coisa que ocorre em dez minutos não. Seguir a Cristo exige um cálculo de gastos muito grande. Uma pessoa que deseja realmente a Cristo deverá pensar em si, em sua família, em seus amigos, em seu pequeno mundo onde vive, pois poderá ter que perder tudo isso. E uma pessoa que foi decretada salva porque aceitou a Jesus não conseguirá fazer esses cálculos! Nunca! Daí a fé fica superficial, porque recebeu um evangelho superficial diluído em quatro leis espúrias. Vão para a igreja, mas somente para se lavar da sujeira da semana, e depois voltam a fazer sujeira novamente. Vão aos poucos se tornando crentes zumbis.

Claro, temos muitos pastores bem intencionados que foram ensinados a usar esses métodos nos seminários, que por isso não tiveram conhecimento adequado para entender isso. E temos algumas pessoas que são salvas usando essa metodologia, mas não porque aceitaram a Jesus, mas porque se arrependeram de seus pecados e creram no Evangelho e assim, nasceram denovo. Mas digo e repito: isso tem que acabar! Não devemos colocar Jesus como um cara triste que faz de tudo para ser aceito por miseráveis homens como nós! Sejamos verdadeiros seguidores de Jesus!

Anúncios
Categorias:Meus Artigos, Teologia
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: