Início > Meus Artigos, Reflexões > ESTUDAR SEM QUESTIONAR? IMPOSSÍVEL!!!

ESTUDAR SEM QUESTIONAR? IMPOSSÍVEL!!!


Por Renato A. O. de Andrade

É possível estudar alguma coisa sem questionar? A Ciência e a História Humana diz que não…

É fato que é impossível se estudar uma coisa sem fazer questionamentos, posições ou comentários a respeito do que está sendo objeto de estudo. Se assim não for, não há como estudar.

Mas primeiramente vamos ver o que realmente significa estudar. A definição mais interessante e que condiz verdadeiramente com o sentido da palavra é que estudar é dedicar-se a alguma coisa com o intuito de aprender. Ora, se a dedicação é parte do estudo, então para dedicar-se deve-se fazer uma série de perguntas sobre o objeto de estudo. Do contrário, não há dedicação porque não há interesse por conhecer mais daquele objeto.

O fato é que a Ciência somente evolui porque faz questionamentos. Um dia está se estudando um objeto, chega-se a alguma conclusão sobre esse objeto. Mas no outro dia, se faz um questionamento jamais feito e se descobre muito mais coisas sobre tal objeto. Então, como resultado disso, a Ciência avança.

Mas… como acontece na religião, muitas igrejas cristãs tem seus dogmas e esses não podem ser questionados. O engraçado é que teoricamente a igreja também é lugar de estudo da Palavra de Deus. Se devemos estudar as Escrituras, devemos questionar. E os líderes estão ali justamente para nos responder aos questionamentos feitos, já que estudaram mais aprofundadamente o assunto em pauta. É como em sala de aula na escola. O professor sempre diz “estou aqui para que vocês aprendam comigo e eu aprenda com vocês, porque afinal de contas, eu não sei tudo”.  Mas porque não se questiona na igreja? Afinal, se estudo exige dedicação e se dedicação implica em querer conhecer ainda mais o objeto, então deve-se questionar os ensinos afim de que haja aprendizado mútuo.

Hoje a filosofia moderna infestou a igreja de coisas contrárias aos ensinamentos das Escrituras. Mas não é porque se questionou demais. Mas porque a igreja não dá espaço para o questionamento, porque ou está impregnada em seus dogmas de tal forma que não consegue ver a essência da questão apresentada, ou está relativizando as coisas de Deus, dizendo que tais coisas são meramente relativas.

Os cristãos de Beréia não eram simplesmente cristãos quaisquer como a maioria. A Bíblia diz claramente:

“Ora, estes eram mais nobres do que os de Tessalônica, porque receberam a palavra com toda avidez, examinando diariamente as Escrituras para ver se estas coisas eram assim.” – Atos 17:11

Eles não acatavam qualquer ensino de qualquer professor. E o professor ali era Paulo de Tarso, não um cara qualquer, e mesmo assim examinavam as Escrituras dia a dia para ver se era de fato assim. Tinham chegado a um grau de intimidade tão grande com a Palavra que receberam elogios por parte do escritor de Atos dos Apóstolos. Mas esse grau só foi conseguido depois de questionarem tudo o que ouviam, ou seja, depois de estudarem verdadeiramente a Palavra de Deus.

Nas antigas sinagogas, costumava-se fazer grupos de estudos, onde todos falavam e debatiam suas opiniões de modo claro e objetivo, questionavam o líder do estudo, e isso gerava educação e união entre os judeus, porque eles cresciam juntos no ensino e na aprendizagem mútua. Assim também foi na igreja primitiva. Eles se reuniam exclusivamente para estudar as Escrituras e anunciar o Evangelho do Reino de Deus. E assim eles evoluíam, crescendo na graça e no entendimento de Deus.

Caro irmão, a igreja de hoje está essa bagunça toda porque não se está fazendo como os bereanos faziam. Está se perdendo pouco a pouco o amor à sã doutrina, e as consequências disso para o futuro serão gravíssimas:

“Contudo quando vier o Filho do homem, porventura achará fé na terra?” – Lucas 18:8b

Irmãos, vamos estudar verdadeiramente a Palavra de Deus enquanto temos tempo, para que não venhamos a cair na enganação dos últimos dias, que será a pior de toda a história, chegando a tal ponto do homem dizer: Não precisamos mais de Deus, porque nós é quem somos Deus.

Aí meu amigo, não terá mais volta…

Maranata!

Anúncios
Categorias:Meus Artigos, Reflexões
  1. Peter
    18/10/2009 às 13:49

    Só bestas disfarçados de ovelhas tem se introduzido nas igrejas para destruir a obra de Deus. Por isso assumindo posturas ditatoriais que o próprio Diabo inventou para estragar o mundo de Deus, buscam-se sobrepor em todo crente que também cheios de unção de burrice aceitam tal enganação.

    Esses lobos fiquem sabendo: Quem não pergunta não aprende, que não aceita perguntas, não é mestre. Assim próprio se desqualificam.

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: