Início > Reflexões > SOLDADOS PRONTOS

SOLDADOS PRONTOS


Por William V. F. Lima
http://williamzu.blogspot.com/

No Brasil todos os homens jovens que completam 18 anos precisam se alistar, não é algo opcional, ou você se alista, ou então você perde o direito de cidadão brasileiro. Alguns que se alistam são dispensados enquanto que outros continuam, indo (com muito trabalho, esforço e dedicação) de recruta à diversos outros cargos superiores. Gostaria de utilizar aqui um desses cargos; O soldado.

O termo “soldado” deriva do Latim: “solidarius” – alguém que é pago para servir. Genericamente, soldado é o posto mais baixo das forças terrestres, é como se fossem os peões de um jogo de xadrez, o que não os fazem menos importante, muito pelo contrário, o modo como você movimenta seus peões no jogo é que podem fazer você perder ou ganhar. Da mesma forma numa batalha onde você tenha soldados despreparados, ou os ignora, fará com que você perca a batalha facilmente.

Agora que já relembramos um pouco dos soldados, vamos ver o que o apóstolo Paulo diz em 2Timóteo 2:3-5:

“Sofre, pois, comigo, as aflições, como bom soldado de Jesus Cristo.
Ninguém que milita se embaraça com negócios desta vida, a fim de agradar àquele que o alistou para a guerra.
E, se alguém também milita, não é coroado se não militar legitimamente.”

Um soldado não está numa guerra para brincar, ou simplesmente para descansar e viver tranquilamente, eles está lá para guerrear, e numa guerra ele passa por diversas aflições, uma delas é o perigo constante e outra é ele perceber que a qualquer momento pode morrer ali.
Trazendo agora para o contexto bíblico, Paulo chama à Timóteo,
“Sofre, pois, comigo, as aflições”, que aflições seriam essas? Ora um cristão não deve achar que o fato de ter sido salvo signifique não fazer mais nada e viver uma vida sem alvoroços até sua morte. Em 1Pedro 4:12,13 vemos:

“Amados, não estranheis a ardente prova que vem sobre vós para vos tentar, como se coisa estranha vos acontecesse;
Mas alegrai-vos no fato de serdes participantes das aflições de Cristo, para que também na revelação da sua glória vos regozijeis e alegreis.”

O apóstolo Pedro aconselha aos cristãos não estranhar as provas que virão, sim somos co-participantes do reino que virá, porém devemos também sofrer as aflições de Cristo e disso devemos nos alegrar.
Um soldado deve semrpe estar em alerta certo? Porque caso contrário estará desprotegido e também irá desproteger o resto do exército. Logo cada soldado deve sempre estar pronto para lutar, pronto para seja qual for a adversidade que vier. O mesmo funciona com um cristão. Devemos ser “soldados prontos” de prontidão para o que veio e está por vir. E como podemos ver tanto na vida de Jesus, quanto a dos apóstolos e dos cristãos da igreja primitiva, relatado na Bíblia, a vida de um cristão é atribulada, vejamos como Paulo continua escrevendo à Timóteo em 2Timóteo 2:9-13:

“Por isso sofro trabalhos e até prisões, como um malfeitor; mas a palavra de Deus não está presa.
Portanto, tudo sofro por amor dos escolhidos, para que também eles alcancem a salvação que está em Cristo Jesus com glória eterna.
Palavra fiel é esta: que, se morrermos com ele, também com ele viveremos;
Se sofrermos, também com ele reinaremos; se o negarmos, também ele nos negará;
Se formos infiéis, ele permanece fiel; não pode negar-se a si mesmo.”

Devemos sofrer sim, neste mundo que jaz no maligno e que virou as costas para o Deus que criou. Para sermos soldados prontos, devemos ser cristãos verdadeiros, firmados no amor, amor esse que Deus teve por nós primeiramente.

Lembram la no começo do artigo que eu escrevi que “O termo “soldado” deriva do Latim: “solidarius” – alguém que é pago para servir. “. Ora um soldado é pago para servir, mas e um cristão? Vejamos em 1Coríntios 6:20:

“Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus.”

Quer maior pagamento do que aquele que Jesus pagou na cruz? Pensemos pois, somente nesse pagamento, a remissão dos pecados e o “elo” com Deus estabelecido. Antes de pensarmos que Deus somente tenha amor, Ele também possui a justiça, ele é o único que detém a justiça verdadeira, e segundo à sua justiça, nós não poderíamos alcançar a salvação por meios próprios. Ora, não EXISTE “jeitinho” com a justiça de Deus, ou é ou não é, ou é condenado ou não é.

Estavamos TODOS condenados, até que com seu infinito amor, Deus envia à terra seu filho. Pra muitos algo insignificante, mas para aquele que nEle crê algo sublime! Jesus sofreu como um grande soldado, mas a fonte principal do seu sofrimento não foram os espinhos, muito menos ficar “pendurado” naquela cruz. Não, o maior sofrimento foi causado por NÓS! Sim, ele sofreu por nossas trangressões. Sabe o que significa separar um pai ou uma mãe de uma criança por 3 dias? Isso é uma tortura para a criança. E pior foi para Jesus, que saiu lá do lado do Pai, em toda glória, para ser humilhado. Uma lição, que devo tratar em outro artigo para não fugir o sentido desse (se é que já não fugi :D).

Dei essa volta toda pra mostrar que o salário do “soldado pronto” já foi pago, e melhor ainda, tem “extras”; Não bastasse Jesus pagar nossos pecados, Deus ainda no ajuda em toda a nossa vida. Isso é motivo para se alegrar? Pra muitos não, é só vir uma afliçãozinha que seja, a mais ínfima que puder e o “soldado” já resmunga querendo “pedir para sair”, mas para um “soldado pronto” isso é combustível para passar .
Para encerrar, citarei um versículo que gosto muito, que segue na sequência dos quais já citei aqui, 2Timoteo 2:15

“Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.”

Alias, gosto tanto deste versículo que ele está até na música “Estamos Prontos?” de meu grupo “Contra Correnteza” ^^, mas voltando ao artigo podemos dividir em três partes o versículo:

1ª: “Procura apresentar-te a Deus aprovado”
Aprovado lembra passar por uma prova certo? Quantas provações Deus nos dá durante a vida para crescermos! O problema é quando se reclama delas, pedindo à Ele eloquentemente que elas sumam de nossas vidas. Mas e como você vai ser aprovado como um “soldado pronto” se você não passar por provas? Você já viu algum soldado ir para o exército sem treino? Se for certamente morrerá ou não suportará uma batalha. Devemos nos alegrar com as provações e crescer vencendo-as mostranda para Deus que estamos prontos para servi-lo!

2ª: “como obreiro que não tem de que se envergonhar”
Não se envergonhar é fazer tudo aquilo que é correto, não temer que alguém se escandalize com algo que nós fazemos, pois isto é justificado. Deus vê e ouve tudo em qualquer lugar que seja, logo dEle nós não podemos se esconder, todos os nossas ações e pensamentos devem ser concebidos conscientes de que não envergonharemos o Pai. Imaginem um soldado que é de um exército “X” e ele é encontrado em uma “festa” exatamente no dia de treinamento no quartel. Ele quebrou as regras, é motivo de vergonha para o quartel “X” pois integrantes exército “Y” estavam de folga e o viram lá. Já sabemos que este soldado seria punido. Mas pensemos num cristão que não dá testemunho, como ele terá créditos de um “soldado pronto” se ele simplesmente negligência aquilo que Deus disse ser o certo? Estejamos atentos em tudo que fizermos pois isso pode ser usado como uma “arma” pelo inimigo ;)

3ª: “que maneja bem a palavra da verdade”
Pensemos nesse soldado do exército “X”, por ele negligenciar as regras, ele perfeu vários treinos e aulas de como manejar a arma, e logo não saberá como utilizá-la. Como poderia ele guerrear se mal sabe pegar em uma arma?

Voltemos à nosso versículo, quando Paulo diz manejar bem, não diz apenas manejar e sim manejar BEM a palavra da verdade. Ler a Bíblia qualquer um pode estar lendo diariamente, um versículo hoje, outro amanhã …, ou então, só ler quando for à igreja. Ás vezes é feita a leitura por obrigação, ou por “desencargo de consciência”, porém, não é isso que Deus quer. Devemos manejar BEM a palavara da verdade, mas não por obrigação, mas por vontade própria, vontade de se tornar a cada dia um soldado mais preparado, pronto pra qualquer batalha que vier. Para isso devemos pedir ao Pai que nos capacite em ler sua palavra e também para que aprendamos e apliquemos ela em nossas vidas!

Que encerramento longo não? rsrs apesar do longo texto, obrigado se você leu tudo ^^, espero que você possa estar sendo um “soldado pronto” de Jesus Cristo, e se ainda não é, aliste-se já! (para se alistar basta se arrepender dos seus pecados, crer que Jesus morreu e ressuscitou para a remissão de nossos pecados e então seguir sua nova vida de recruta e futuramente um soldado!). Pois se você está vivo é porque Deus está prorrogando as inscrições para você ;).

Anúncios
Categorias:Reflexões
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: